Combater
a violência nas cidades é o foco principal para numerosas organizações cristãs.
Em um esforço para encorajar o fim das mortes
diárias e do racismo em uma cidade conhecida pela violência urbana, a
Arquidiocese de Nova Orleans planeja distribuir 5.000 cartazes com a frase “Não
matarás, disse Deus”. O material é parte de uma campanha chamada “a nova
batalha de Nova Orleans”, que pretende lembrar os moradores que a violência não
é um caminho aceitável para resolver conflitos.
O arcebispo Gregory Aymond espera que o material dê
resultado. “Eu quero que os católicos e não católicos da região… sejam capazes
de exibir orgulhosamente os cartazes e, assim, contar aos seus vizinhos que
somos um povo pacífico, que não aceitamos nem queremos a violência em nossos
bairros”, disse o comunicado assinado por Aymond.
“Talvez o assassinato de alguém possa ser evitado
porque o assassino em potencial veja o cartaz e Deus use isso para fazê-los
pensar duas vezes, e talvez mudar o seu coração”, disse Aymond.
“Nós, individualmente, não podemos fazer muita
coisa. Porém, juntos podemos fazer mais, e se nos unirmos em solidariedade e
fazer essa declaração, ela será mais forte. Espero que mais pessoas consigam
ouvir e alguns corações sejam tocados”, completou.
Os cartazes serão entregues nas paróquias ao longo
desta semana e são gratuitos. A arquidiocese também vai exibir dois banners
grandes com a frase “Não matarás”, na frente de sua sede e numa das esquinas
mais movimentadas da cidade.
A campanha religiosa ocorre juntamente com uma
campanha publicitária da cidade, chamada “Mudando o script”, cujo foco é ajudar
a mudar as atitudes dos jovens negros. Criada pelo cineasta Spike Lee, o
esforço foi apoiado pelo prefeito Mitch Landrieu que precisa lidar com a taxa
de homicídio da cidade cerca de 10 vezes maior que a média nacional. Em média,
ocorre um assassinato a cada dois dias.
Embora a campanha da arquidiocese não fosse
planejada em conjunto com a da cidade, as autoridades acreditam que seus
objetivos são os mesmos. Aymond começou a divulgar sua campanha em março de
2011, pedindo que as congregações orassem aos domingo pelo fim da violência na
cidade. A recepção foi positiva e os cartazes surgiram como um segundo passo
nessa caminhada pela paz.
Fonte: Gospel Prime
Nenhum comentário:
Postar um comentário