Estamos disponibilizando pra você todo início de semana, mais um comentário sobre cada lição da EBD. Assim fazemos, para que os irmãos possam melhor preparar sua aula. Cada item, contém um comentário, para que o amado leitor entenda melhor os tópicos da lição. Estudaremos esta semana a lição de nº 12 desse terceiro trimestre, que tem como título: Exortações Gerais. Para cada tópico, deixamos o nosso comentário. Fizemos cuidadosa pesquisa a respeito dessa tão importante lição. Buscamos auxílio e Ainda recorremos a vários mestres no assunto, para que pudéssemos aplicá-lo para o seu melhor entendimento. Em caso de dúvidas com relação ao assunto, deixe seu comentário, a sua dúvida, no final desta postagem, que responderemos com todo prazer a sua pergunta. Espero que satisfaça a todos, e tenha uma boa aula.
INTRODUÇÃO
Nesta lição estudaremos o segundo capítulo da epístola de Tito. Veremos
os vários conselhos práticos de Paulo a respeito dos idosos, das mulheres,
jovens e servos. Veremos também que o pastor deve ser um exemplo de viver
íntegro na igreja.
Comentário
Bem meus amados, nesta lição, eu, missionário Vicente Dudman, vou
estudar juntamente com vocês, sobre o modo de comportamento de várias tipos de
crentes dentro da Igreja (2,1-15); Paulo quer que Tito, ao se dirigir às
diferentes classes que se encontravam na igreja de Creta – no tocante, aos
homens mais velhos e as mulheres mais velhas, as mulheres mais jovens e os
homens mais jovens, os escravos, enfim – os instrui para que conduzam suas
vidas em harmonia com os ensinamentos do Evangelho, uma vez que foram todos
ensinados pela graça salvadora de Deus a renunciar à impiedade e viver de maneira
piedosa. Com relação ao mundo exterior, Tito deveria ensinar os crentes a se
sujeitarem às autoridades, e a serem gentis para com todos, lembrando que Deus
os livrou dos antigos vícios pagãos, para que apresentem aos outros um exemplo
de vida nobre e útil. Ele mesmo deve evitar controvérsias tolas e rejeitar aos
hereges, que recusassem ouvir a sua admoestação.
I. O MODO CORRETO DE FALAR DO LÍDER
1. "Fala o que convém à sã doutrina" (v. 1). O
líder deve ter a sua fala sempre fundamentada na Palavra de Deus, e para isso
precisa conhecê-la e nela meditar diariamente. Precisa reconhecer e valorizar a
Bíblia, sabendo que ela é especial para a formação de um caráter cristão. O
estudo bíblico contribui para que o pastor e o obreiro tenham sempre uma boa
mensagem. Jesus certa vez afirmou que falamos do que há em abundância em nosso
coração (Mt 12.34). Então um coração cheio da Palavra de Deus vai sempre falar
o que convém.
Comentário
Aqui vemos uma ordem expressa de Paulo, que nos ensina sobre o que o
líder deve falar. A linguagem da sã doutrina é responsabilidade primordial da
liderança, toda a igreja deve ser cheia, movida, impactada com isso, ela deve ser
conhecida por expressar a doutrina pura, santa. A sã doutrina é a sua voz. É
por isso que ela está neste mundo. Pedro escreveu que a igreja é a propriedade
exclusiva de Deus, a fim de proclamar as virtudes daquele que a chamou das
trevas para a sua maravilhosa luz (1Pe 2.9). A igreja tem a responsabilidade de
tornar o caráter de Deus conhecido. É preciso proclamar as virtudes de Deus e a
igreja faz isso quando fala o que convém à sã doutrina. Falar a sã doutrina é a
responsabilidade da igreja. Para tal, é preciso manejar bem a Palavra da
Verdade (2Tm 2.15). As palavras iniciais de Paulo,Tu, porém, são enfáticas. Os falsos mestres fustigados na
seção anterior têm desviado as pessoas; a linha seguida por Tito deve ser
exatamente a oposta. Destarte, seu ensino deve ser o que convém à sã doutrina,
em contraste com as "fábulas" e os mandamentos dos homens sectários.
A sã doutrina expõe o falso ensino e expõe a falsa profissão de fé.
2. Saber falar e saber ouvir. Tiago, apóstolo de Jesus, deixou precioso
ensino sobre o saber falar: "Sabeis isto, meus amados irmãos; mas todo o
homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar" (Tg
1.19). Há pessoas, nas igrejas, que falam demais. E dizem o que não deveriam,
causando problemas de relacionamentos. Ser "tardio para falar" e "pronto
para ouvir" é sinal de sabedoria, de maturidade emocional e espiritual.
Quem lidera tem que desenvolver a capacidade de escutar as pessoas, ainda que
não concorde com elas.
Comentário
Pronto para ouvir (do latim promptu), que
quer dizer “disponível”. Esta
disponibilidade deve ser espontânea, sincera; um desejo natural para ouvir.
Estar disponível para ouvir, é estar disposto e pronto para obedecer. Era comum
as pessoas ouvirem a Palavra de Deus nos cultos, nas sinagogas. Não havia
exemplares da Bíblia como os temos hoje. A Palavra estava nos rolos e
manuscritos, que eram lidos pelos líderes religiosos. Tardio para falar – sem pressa,
lento, vagaroso. É ficar calado sem ficar emburrado, sem ficar carrancudo ou
trombudo. O sentido da frase é: o crente não deve precipitar-se em dizer
qualquer coisa sem antes ter ouvido e colocado em prática. As consequências da
pressa no falar acaba levando o cristão a negar a fé e a contradizer o
evangelho (Tg 1.26). “se alguém cuida ser religioso [isto é, nascido de novo
pelo evangelho] e não refreia a sua língua, mas engana o seu coração, a sua
religião é vã.” Meu pai dizia que uma palavra dita, jamais volta a traz. Seja seu
efeito maléfico ou benéfico, uma vez dita, não há mais como consertar.
3.
Integridade no falar. O obreiro
deve ter uma linguagem sempre sã e irrepreensível (Tt 2.8). Jesus ensinou:
"Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não, porque o que passa disso
é de procedência maligna" (Mt 5.37). Quando alguém, na igreja local, diz
uma coisa e faz outra ou, quando mente, torce a mensagem, por motivos pessoais
ou para agradar alguém, está sendo usado pelo maligno. É "de procedência
maligna". Isso não convém à sã doutrina. Integridade é fazer o que diz (Tg
2.12). O que falamos deve contribuir para edificação de vidas (Ef 4.29).
Comentário
Aqui vemos Paulo dando conselhos detalhados, para que Tito realize um
bom ministério. Eis um deles: “Use palavras certas, para que ninguém possa
criticá-lo e para que os inimigos fiquem envergonhados por não terem nada de
mau a dizer a nosso respeito.” (Tt 2.8). Gostemos ou não, o mundo sempre será
inimigo dos cristãos. Pedro, entretanto, nos instrui: “Mas, se vocês sofrem por
terem feito o bem... Deus os abençoará por causa disso” (1Pe 2.20). De acordo
com Paulo, uma das maneiras de sofrer fazendo o bem é usar “palavras certas”.
Quando sofremos injustiças, fica difícil responder com dignidade cristã. Nessas
horas, o Inimigo estimula nossa natureza humana, sugerindo palavras torpes,
para desabafar nossa raiva. Jesus nos ensina que, nas horas extremas, o
Espírito Santo pode colocar as palavras certas em nossa boca (Lc 11.12). O
segredo, então, é nos alimentarmos do Espírito do Cristo. Se isto acontecer,
nossas palavras serão certas.
II. EXORTAÇÕES AOS IDOSOS, AOS JOVENS E SERVOS
1. Como os
idosos devem portar-se. "Os velhos que sejam sóbrios, graves, prudentes, sãos na fé, na
caridade e na paciência" (v. 2). O crente deve permanecer fiel ao Senhor e
dar um bom testemunho até os últimos dias de sua vida. Muitos acreditam que,
pelo fato de já terem passado dos sessenta anos, podem fazer e falar o que bem
entenderem na igreja. Os mais idosos devem ser exemplo para os mais jovens, por
isso, Paulo diz que estes devem ser moderados, sérios, prudentes, firmes na fé,
no amor e na esperança. Acerca dos velhos crentes, disse o salmista: "Os que
estão plantados na Casa do Senhor florescerão nos átrios do nosso Deus. Na
velhice ainda darão frutos; serão viçosos e florescentes, para anunciarem que o
Senhor é reto; ele é a minha rocha, e nele não há injustiça" (Sl
92.13-15). Os mais jovens precisam aprender com os mais idosos, por isso, estes
precisam ser exemplo em tudo.
Comentário
Paulo faz
uma recomendação precisa aos homens com mais de 60 anos de idade” que “por
serem membros maduros da comunidade e exemplos para os homens mais jovens,
Paulo recomenda que estes devem ter os seguintes requisitos: (1) Sobriedade: No
grego temos 'nephalios', isto é, 'moderado' em tudo... Sua forma verbal é
'nepho', 'ser sóbrio', 'ser auto controlado', 'ser bem equilibrado' (1Tm
3.2,11); (2) Gravidade: No grego é 'sermnos', isto é, 'respeitoso', 'nobre',
'digno'; (3) Prudência: No grego é 'sophron', que quer dizer 'prudente',
'refletido', auto controlado. Em sua forma nominal temos a famosa virtude grega
da 'moderação', que deveria controlar todas as ações, impedindo os vícios de
excesso e de deficiência”. Assim pudemos dizer que, anos de idade, vida
avançada em anos, não quer dizer maduros na fé, equilibrados, todos precisamos
de conhecimento e maturidade cristã através da palavra de Deus.
2. As
mulheres idosas devem ser exemplo para as mais novas. "As mulheres idosas, semelhantemente,
que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não
dadas a muito vinho, mestras no bem" (v. 3). Mulher idosa tem vivência e
experiência, seja como mãe e esposa, seja como serva de Deus, por isso podem
ensinar as irmãs mais novas. Devem ser mulheres santas, "sérias no
viver", que não andem com atitudes e maus exemplos, na igreja, ou fora
dela. Não devem ser caluniadoras (gr. diabolos), ou que se deem a costumes
carnais de falar dos outros, de criticar, ou murmurar.
Comentário
Aqui vemos Paulo admoestando as mulheres mais idosas, que estas devem
ter o seu estilo de vida apropriado, digno, merecedor de honra, próprio das
mulheres cristãs. Elas precisam ser: (1) Sérias no seu viver: No grego é
'katastema', que aponta para 'conduta', 'comportamento' , 'maneiras'. Portanto,
as mulheres mais idosas deveriam ser 'reverentes em sua conduta', não se deixando
levar ao redor pelo mundanismo; (2) Não caluniadoras: O original grego usa o
vocábulo 'diabolos', um dos títulos dados ao próprio Satanás (1Tm 3.6); temos
aqui o típico 'pecado feminino', em que tantas mulheres (mas também tantos
homens) se deleitam em provocar a queda de outrem, para se sentirem superiores;
(3) Não dadas ao vinho: O alcoolismo era um problema sério na sociedade pagã, e
a igreja cristã não estava isenta deste problema, por isso a recomendação; (4)
Mestras do bem: Em outras palavras, as mulheres idosas devem ser mestras de
'coisas boas', da 'sã doutrina', da 'correta conduta cristã', em tudo quanto
nisso esta implícito. E isso tanto na igreja (1Tm 2.11), como no lar, e também
nos lares das mulheres mais jovens e de seus filhos.
3. Os jovens
cristãos (v. 6). Paulo chama
a atenção para o comportamento juvenil, exortando os jovens a serem
"moderados", ou seja, controlados. O jovem cristão precisa ser
moderado no falar, no agir e em todas as áreas da sua vida, procurando em tudo
exaltar e glorificar o nome do Senhor.
Comentário
A recomendação do Apóstolo Paulo agora, é aos rapzes acima de 12 de
idade; que estes “... em todas as coisas, sejam criteriosos” (Tt 2.6 – ARA) a
expressão “...em todas as coisas..”, alude 'no tocante a tudo'. “Em tudo eles
deveriam ser “criteriosos”; no original o termo 'sophroneo', significa 'ser
sério', 'ser sensato', 'ser auto controlado'. Crisóstomo aplica esse mandamento
a necessidade de vencermos as tendências para os prazeres estranhos. Diz ele:
'Nesse período de idade, nada é tão difícil como dominar os prazeres
indevidos'. Os jovens crentes devem controlar-se, devem refrear-se, para que
possam dar um testemunho forte e coerente em favor de Cristo, não permitindo que
qualquer excesso próprio da juventude leve-os a perder o controle sobre as
próprias ações.”
4. O comportamento dos servos cristãos (vv. 9,10). Paulo
escreveu em uma época onde havia a escravidão humana. Em Creta, assim como em
todo o império romano, havia muitos escravos. Na igreja existia senhores e
escravos que se converteram a Cristo, por isso, Paulo mostra como devia ser o
relacionamento, a conduta dos servos e dos senhores. O apóstolo
mostra que os servos deveriam agradar seus senhores "em tudo", pois
um senhor crente não daria ordens que fossem incompatíveis com a fé cristã e
com a Palavra de Deus. Os escravos que tinham senhores crentes deveriam manter
uma atitude de submissão.
Comentário
O
comportamento esperado dos escravos que eram cristãos nos dias do apóstolo, são
os mesmos esperados, nos dias de hoje, pelos funcionários com relação aos seus
empregadores. Estes devem tratar os seus patrões com respeito e em tudo
agradarem. Dizer que estes não deveriam contradizer significa que eles não
deveriam ser teimosos, incontroláveis, ou resistentes à autoridade. Que não
deveriam defraudar refere-se a qualquer tipo de roubo, mesmo aquele que possa
ser classificado como um “pequeno roubo”. Eles poderiam ser tentados a se apropriar
de “pequenos” itens necessários, mas como cristãos devem resistir a esta
tentação, para mostrar toda a boa lealdade.
III. O BOM EXEMPLO EM TUDO
1. Bom exemplo (vv. 7,8). O líder precisa ser exemplo. Se Deus lhe
confiou a autoridade e a responsabilidade de um rebanho, você precisa ter uma
vida irrepreensível. Ser irrepreensível não significa ser perfeito, dessa forma
nenhum ser humano poderia assumir tal posição. Ser irrepreensível significa ter
um padrão de conduta elevado e maduro, segundo os princípios bíblicos. A
conduta do líder não pode minar a confiança do rebanho.
Comentário
Irrepreensível, adjetivo; Que não merece
censura; que não merece ser repreendido: conduta irrepreensível. Que não há
falhas; perfeito. Do grego αμεμπτος [amemptos]: Sem culpa, sem falta, inocente,
irrepreensível. Em 1 Timóteo 3.1-7, Paulo mostra os requisitos para os pastores,
presbíteros ou diáconos: a importância de viver "acima de qualquer
suspeita." Romanos 13.13 diz: "Andemos dignamente, como em pleno dia,
não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas
e ciúmes; mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne
no tocante às suas concupiscências.” O claro ensino das Escrituras é a ideia de
que os líderes da igreja deve estar vivendo acima do padrão do mundo: “Não vos
conformeis com este mundo” (Rm 12.1, 2). Afinal de contas, os pastores e
presbíteros são exemplos para as pessoas que os estão ouvindo e vendo o seu
procedimento, semana após semana, e eu acredito que Deus deseja um padrão de
vida mais elevado de seus líderes. Isso não quer dizer que pessoas que não são pastores,
presbíteros ou diáconos, podem fazer o que quiserem e Deus não vai se importar,
não é isso, só que Deus exige dos líderes que sejam irrepreensíveis.
2.
Incorrupção da doutrina. Tito
deveria ter muito cuidado com a doutrina, para que sua pregação e ensino fossem
de modo correto, com fundamento na Palavra de Deus, na "doutrina dos
apóstolos" (At 2.42). Jesus advertiu seus discípulos a se resguardarem da
"doutrina dos fariseus" (Mt 16.6,12). Hoje, temos visto igrejas que "vendem"
bênçãos por dinheiro; utilizam manipulação psicológica para arrecadar mais
recursos das pessoas; fazem "curas" e milagres, em troca do vil
metal.
Comentário
O ensinamento na primeira igreja foi chamado a doutrina dos apóstolos.
Jesus revelou a sua vontade aos apóstolos e mandou que eles a entregassem ao
mundo. Observe que este ensinamento não foi chamado “a doutrina da igreja”. A
Igreja Católica Romana ensina que a igreja produz as Escrituras. É com esta
base que eles aceitam os escritos dos “Pais da Igreja”, as tradições e até
editos modernos como palavras de autoridade. Mas o relato de Lucas demonstra
que aconteceu ao contrário. Foi a pregação do evangelho que deu origem à
igreja. Então, santos apóstolos e profetas guiaram a igreja até Deus completar
a sua revelação (Efésios 3:5). A doutrina da igreja primitiva veio dos
apóstolos porque eles a receberam diretamente de Deus. Não devemos falhar em
observar quem perseverava na doutrina. Todos os crentes, não somente os
pregadores, perseveravam na doutrina. Freqüentemente, esperamos os outros se
dedicarem à doutrina para nos guiarem. Todos os membros da primeira congregação
foram dedicados à palavra. Todos desejavam aprender. Isso não significa que
todos fossem mestres ou peritos. Deus não precisa de um monte de professores para
cumprir seu plano. De fato, os estudiosos freqüentemente se acham sofisticados
demais para aceitar a simplicidade do plano de Deus (1 Coríntios 1:18-31). Não
precisamos fazer seminário, mas Deus quer que sejamos capazes de defender as
razões da nossa esperança nele (1 Pedro 3:15). Essa defesa será possível
somente por meio de um discipulado dedicado. Os primeiros cristãos desejavam
aprender porque queriam fazer. O cristianismo não é uma busca acadêmica. No
livro de Atos, Lucas escreveu sobre vidas transformadas, não sobre formaturas
de faculdades. Os tessalônicos suportaram perseguições. Os efésios queimaram
livros de artes mágicas. Um casal, Áqüila e Priscila, saíram de Roma, foram
para Corinto e depois para Éfeso, e depois voltaram para Roma pelo seu desejo
de divulgar o evangelho. Pessoas de fé se mostram dedicadas em ouvir e praticar.
3. Gravidade e sinceridade. São atitudes que equivalem à seriedade. Um obreiro
deve ser sério, honesto, com postura que honre a Deus e ao seu ministério.
Completando a lista de recomendações, Paulo diz que Tito deve ter
"linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não
tendo nenhum mal que dizer". É conduta exemplar, exigida de todos os que
querem ser obreiros, dedicados à obra do Senhor.
Comentário
O crescimento em direção à maturidade cristã e a Santificação Contínua é
dever de todo crente! Para que sejamos ornamento "ornamento da doutrina de
Deus, nosso Salvador". No texto de 3.3-7, Paulo mostra que a bondade de
Deus e seu amor para conosco (v. 4) nos regeneraram e nos renovaram (v. 5). Em
outras palavras, fomos tornados novas criaturas. Este amor e esta bondade foram
derramados em Jesus Cristo (v. 6), e assim fomos justificados e tornados
herdeiros da vida eterna (v. 7). Quanto às discussões tolas e sem sentido, que
Tito as deixasse de lado. Nesta classificação, o apóstolo inclui as discussões
sobre a lei e as genealogias, tão caras aos judeus. Eles levam isto tão a sério
que, ainda hoje, o judeu que tiver o sobrenome Cohen (palavra hebraica para
“sacerdote”) é reverenciado nas sinagogas, pois é descendente de Levi. Isto não
tem valor algum. E se alguém insiste em ser briguento, depois da segunda
admoestação, que seja deixado de lado (v. 10). Por vezes esquecemos este
conselho de Paulo e gastamos muita vela com mau defunto, discutindo por
ninharia. A pessoa que ama discussões na igreja é pervertida, está em pecado e
está perdida (v. 11). A palavra do versículo 10 tem muito sentido: “evita-o”. a
idéia é “põe de lado”.
CONCLUSÃO
As exortações de Paulo a Tito são de grande valor para os obreiros, em
todos os lugares e em todos os tempos. Ele especifica como tratar as pessoas,
por suas diversas faixas etárias. Destaca o valor do exemplo cristão, como
forma de evitarem-se os escândalos que tanto comprometem o bom nome do evangelho
e da Igreja de Cristo. São ensinamentos perfeitamente atualizados, não obstante
terem sido escritos há tanto tempo.
Comentário
Um ensinamento importante de Paulo nessa carta é que o cristão cultive o
hábito de fazer boas obras, até que isso se torne parte de sua natureza.
Sabendo que tal piedade não se afina facilmente com a natureza humana, o
apóstolo procura incentivar ainda mais o leitor, lembrando o passado de pecados
e a nova condição no presente (3.5-7). A ênfase nas boas obras está em 1.16; 2.7,
14; 3.1, 8, 14. Mas sem nenhuma dúvida, essa carta não ensina salvação pelas
obras, mas sim que o salvo deve praticar boas obras. “NaquEle que
me garante: "Pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de
vós, é dom de Deus" (Ef 2.8)”,
Missionário
Vicente Dudman
Natal-RN
Setembro de
2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário