Estamos disponibilizando pra você todo início de semana, mais um comentário sobre
cada lição da EBD. Assim fazemos, para que os irmãos possam melhor preparar sua
aula. Cada item, tem um comentário, para que o amado leitor entenda melhor os
tópicos da lição. Estudaremos esta semana a lição de nº 3 desse terceiro
trimestre, que tem como título: ORAÇÃO E RECOMENDAÇÃO ÀS MULHERES CRISTÃS. Para cada tópico, deixamos o nosso comentário. Fizemos
cuidadosa pesquisa a respeito dessa tão importante lição. Buscamos auxílio e
Ainda recorremos a vários mestres no assunto, para que pudéssemos aplicá-lo
para o seu melhor entendimento. Em caso de dúvidas com relação ao assunto,
deixe seu comentário, a sua dúvida, no final desta postagem, que responderemos
com todo prazer a sua pergunta. Espero que satisfaça.
INTRODUÇÃO
Nesta lição estudaremos a respeito da ordem na
Igreja. Sabemos que Paulo escreveu a Timóteo para que ele colocasse ordem na
igreja efésia. Este era um assunto de extrema importância, tanto que o apóstolo
declara: "Admoesto-te, pois, antes de tudo". Paulo orienta o pastor
quanto à oração por todos os que têm autoridade, a fim de que pudessem viver de
modo quieto e sossegado.
Como Igreja do Senhor precisamos interceder a fim
de que possamos cumprir nossa missão de levar a salvação aos homens que, a cada
dia, estão mais distantes de Deus. Paulo também ensina a respeito do
comportamento das mulheres na vida da igreja.
Comentário
A tarefa de Timóteo na cidade de Éfeso não era pequena. Paulo o havia
deixado com o cargo de corrigir "certas pessoas" que estavam
promovendo erro doutrinário (1Tm 1.3). Na primeira carta, para ajudá-lo a
combater estes falsos mestres, Paulo ensina a Timóteo "como se deve
proceder na casa de Deus" (1Tm 3.15). Embora que Timóteo fosse ainda jovem
(1Tm 4.12), ele teria que ensinar e ordenar estes mandamentos de Deus aos
irmãos de Éfeso (1Tm 4.6,11,16). Éfeso era a cidade mais importante da
província romana de Ásia. Foi situada perto do mar Egeu. Duas estradas
importantes cruzaram em Éfeso, uma seguindo a costa e a outra continuando para
o interior, passando por Laodicéia. Assim, Éfeso teve uma localização
importantíssima de contato entre os dois lados do império romano (a Europa e a
Ásia). Historiadores geralmente calculam a população da cidade no primeiro
século entre 250.000 e 500.000. Éfeso era conhecida, também, como o foco de
adoração da deusa da fertilidade, Ártemis ou Diana. Sabemos algumas coisas
sobre a história da igreja em Éfeso de outros livros do Novo Testamento. No
final de sua segunda viagem, Paulo deixou Áqüila e Priscila em Éfeso, onde
corrigiram o entendimento incompleto de Apolo sobre o caminho do Senhor (At
18.18-26). Na terceira viagem, Paulo voltou para Éfeso, onde pregou a palavra
de Deus por três anos (At 19.1-41; 20.31). Na volta da mesma viagem, passou em
Mileto e encontrou-se com os presbíteros de Éfeso (At 20.17-38). Durante os
anos na prisão, Paulo escreveu a epístola aos efésios. Destas diversas
referências aos efésios, podemos observar algumas coisas importantes sobre essa
igreja. Desde o início, houve a necessidade de examinar doutrinas e aceitar
somente o que Deus havia revelado. Assim, Áqüila e Priscila ajudaram Apolo (At
18.26); Paulo advertiu os presbíteros do perigo de falsos mestres entre eles
(At 20.29-31), e orientou Timóteo a admoestar os irmãos a não ensinarem outra
doutrina (1Tm 1.3-7). A carta de Paulo aos efésios destacou a importância do
amor (5.2), um tema frisado, também, na carta dirigida a esta igreja no Apocalipse.
I - ORAÇÃO POR TODOS OS HOMENS
1. "Deprecações" (2.1). O termo
(gr. deesis) significa "suplicar, implorar, rogar por" alguém. É a
intercessão a Deus por todos os homens, de modo ardente e compassivo. Embora
Deus seja soberano e saiba de todas as coisas, Ele deseja ouvir nossas orações.
O Senhor não somente nos ouve, mas também atende nossas súplicas. Não existe
situação, por mais difícil que seja, que não possa ser resolvida mediante a
oração. Paulo nos ensina a orar por todos aqueles que estão na liderança, seja
na igreja, seja fora dela.
2. "Orações". Alguns
exegetas entendem que Paulo usava os termos como sinônimos. Mas, no original
grego, as palavras empregadas são diferentes. "Orações" (gr. proseuche)
refere-se ao termo comum para as orações em geral, de súplica, de louvor, de
intercessão, etc.
3. "Intercessões". Tem o
sentido de "intervenção, mediação, interferência, intermédio". Do
grego enteuxis, significando "apelar para", ou intercessões em geral,
que se fazem em favor de alguém. Sempre foi difícil encontrar intercessores,
mas atualmente está ainda mais difícil (Ez 22.30).
4. "Ações de graça". Vem
do termo grego eucharistia. A expressão é autoexplicativa, denotando orações em
que a pessoa expressa sua gratidão a Deus por bênçãos recebidas, ou até por
coisas adversas. Por isso, Paulo diz: "Em tudo dai graças, porque esta é a
vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco" (1 Ts 5.18). Aqui está o
porquê não podemos concordar com a ideia de que os quatro termos aqui usados
são apenas sinônimos. Quem presta "ações de graça" não roga nem
suplica.
Comentário
Paulo passa a abordar uma série de instruções sobre a oração e o culto,
provavelmente em resposta aos abusos causados pelos falsos mestres. Devemos
orar por todos os tipos de pessoas, seja qual for sua posição na vida. Não há,
ao que parece, significação particular ligada à ordem na qual se apresentam os
termos deprecações, orações, intercessões e ações de graças. Destes quatro, o
segundo termo é o mais amplo e, de certo modo, inclui os outros três. O que
Paulo quer dizer é que todas as formas de oração devem ocupar o lugar central
no culto de adoração na igreja. Também não deve ser discriminado em seu campo
de ação, pois inclui todos os homens. A oferta que Deus faz da misericórdia em
Cristo estende-se a todos igualmente. Não há uns poucos favorecidos que fazem
parte exclusiva dos eleitos de Deus. Ele deseja e fez provisão para a salvação
de todo aquele que se render à misericórdia salvadora revelada em Cristo. Temos
de orar em espírito de intercessão, para que a extensão da operação redentora
do evangelho seja tão ampla quanto possível. A palavra hebraica para interceder (paga') originalmente significa 'incidir sobre', e desse modo veio a significar 'atacara alguém com pedidos'. quando tal ataque era feito em favor de outros, esta atitude era chamada de intercessão. O vocábulo hebraico 'paga', significa ainda, 'encontrar-se', 'por pressão sobre' e, finalmente, 'pleitear'. No Novo Testamento a palavra grega entygchano significa "apelar", "pleitear", "pedir", "fazer intercessão", "orar". Interceder é pedir algo em favor de alguém. É a obra de alguém que se coloca entre um que tem uma necessidade e aquele que pode supri-la, mesmo que aquele que tem a necessidade não tenh conhecimento que o outro está intercedendo. Talvez seja uma obra maior, justamente a intercessão feita em prol daqueles que ignoram o perigo que corre e não sentem nenhuma necessidade de ajuda. A intercessão não requer reconhecimento. Mesmo que haja total indiferença à ajuda que tanto precisam, temos um vocacionamento à missão de orarmos em intercessão por todos. A Palavra de Deus, do Gênesis ao Apocalipse, nos exorta a intercedermos.
II - A SALVAÇÃO DE TODOS
1."Que todos se salvem" (v. 4). Paulo
exorta a Igreja mostrando que Deus deseja que todos os homens se salvem e
venham ao conhecimento da verdade. Esse é o desejo divino: a salvação da
humanidade, pois Ele "amou o mundo de tal maneira, que deu seu Filho
Unigênito" [...] (Jo 3.16). Fora de Cristo, não há salvação (1 Tm 2.5,6).
Quem nEle crê é salvo. Quem não crê é condenado (Jo 3.18,19). É missão da Igreja
levar a mensagem de salvação a todas as criaturas (Mt 28.19,20).
Comentário
Isso não significa que Deus deseja soberanamente que todo ser humano seja salvo.
Pode referir-se ao desejo de Deus que todos os tipos de pessoas sejam salvos.
Deus quer a salvação dos homens, mas apesar disso, Ele não viola a oportunidade
deles escolherem. Notemos no versículo 4 a ordem em que aparecem as duas
caracterizações da graça salvadora de Deus. A primeira é se salvem, e a segunda
venham ao conhecimento da verdade. Há intérpretes que entendem que estas duas
expressões têm o lugar correto na ordem inversa. Mas a apresentação de Paulo do
assunto se ajusta perfeitamente ao ensino do Senhor Jesus, quando, em João
7.17, ele disse: "Quem quiser fazer a vontade de Deus conhecerá se o meu
ensino vem de Deus ou se falo com a minha própria autoridade". Quando se
trata de conhecer as coisas de Deus, a obediência sempre precede mais
conhecimento.
2. Um árduo trabalho missionário. Paulo
e seus companheiros de ministério trabalharam arduamente na obra de
evangelização (1 Ts 2.9). O ministério exige sacrifício e trabalho. Muitos,
erroneamente, acreditam que o pastor deve se preocupar somente com as questões
administrativas e financeiras da igreja, mas o ministro de Deus, tem a responsabilidade
de exortar, ganhar almas para Cristo e discipular seus filhos na fé. Paulo não
se preocupava só com as ovelhas do rebanho, mas demonstrava um zelo especial
com a evangelização e a obra missionária.
Comentário
O termo grego "poimen"
enfatiza o trabalho de pastor, pastoreador, guardião, cuidador, defensor,
sarador, apascentador, alimentador das ovelhas (Ef 4.11; 1Pe 2:25).
Biblicamente, a função dos pastores é cuidar do rebanho (igreja) de Deus (1Pe
5.1-2; At 20.28). Como servos de Deus, os verdadeiros pastores mostrarão a sua
preocupação com a vontade do Senhor, fazendo e ensinando o que ele diz. Seu
trabalho inclui várias funções importantes: pastorear (At 20.28; 1Pe 5.2);
ensinar (Ef 4.11-16; Tt 1.9); ser modelo (1Pe 5.3); presidir (1Tm 5.17); vigiar
(At 20.31); velar por almas (Hb 13.17); guiar (Hb 13.17); cuidar/governar (1Tm
3.5); ser despenseiro de Deus (Tt 1.7); exortar (Tt 1.9); calar os enganadores
(Tt 1.9-11); etc.
O Pastor é chamado de:
- Embaixador do Cristo 2Co 5.20;
- Ministro (servo, escravo, serviçal) do Cristo 1Co 4.1;
- Despenseiro dos mistérios de Deus. (mordomo, fiel administrador da
fazenda que o seu Senhor lhe confiou) 1Co 4.1;
- Guerreador em defesa da fé-doutrina Fp 1.30; Ef 6.13 em diante; 1Tm
6.12; 2Tm 4.7; Tt 1.9,11; Jd 1.3;
- Servo do povo do Cristo 2Co 4.5.
3. A melhor recompensa. Como já é
do conhecimento de todos, o ministério pastoral exige sacrifício e esforço, mas
também é muito gratificante poder servir ao Senhor e ver o fruto do trabalho:
ao observar as almas se rendendo aos pés de Cristo, sendo batizadas nas águas e
no Espírito Santo. É na verdade, a coroação do trabalho realizado. Os que estão
na liderança sabem que muitas são as lutas e tristezas, no entanto existe um
galardão a espera dos obreiros fiéis (1 Pe 5.2-4).
Comentário
O Pastor é Indispensável e insubstituível (e só Deus chama, qualifica,
provê Seus ceifeiros) (Mt 9.37-38; Rm 10.14); Seu trabalho é excelentíssimo.
Nenhum trabalho sobre o mundo é mais nobre (1Tm 3.1; Rm 10.15). Sua recompensa
será: - Sofrer: Ez 34:18; 1Co 4:11; 2Co 6:5; 11:23; 12:7; 1Ts 3:3; 2Ti
2:3,12,24; 3:12; 4:5; 1Pe 2:20; Ap 2:3;
- Ser aprovado como ministro de Deus 2Co 6:4;
- Agradece a Deus pelas ovelhas que Este dá à assembleia e que edifica
1Co 1:4; Fp 1:3; 1Ts 3:9;
- Gloria-se em seu rebanho 2Co 7:4;
- Regozija na fé e santidade de seu rebanho 1Ts 2:19-20; 3:6-9;
- Recomenda-se às consciências dos homens 2Co 4:2;
- É recompensado Mt 24:47; 1Co 3:14; 9:17-18; 1Pe 5:4
III - A MANEIRA DE SE VESTIR DAS
MULHERES
1. As mulheres na Casa de Deus. Paulo
orienta Timóteo quanto à maneira correta de as mulheres se comportarem na
igreja. A mulher cristã precisa ser reconhecida não somente por sua maneira de
vestir, mas por suas atitudes. Não podemos nos esquecer que nosso corpo é
"templo do Espírito Santo" e que devemos glorificar a Deus em toda a
nossa maneira de viver. Queira ou não, o homem e a mulher cristã têm de ser
diferente em todos os aspectos da vida, diante de Deus e dos homens, inclusive
na sua maneira de se vestir e de se portar.
Comentário
As mulheres devem seguir um senso adequado de modéstia, livres da
vaidade e da pompa do mundo, em todos os momentos, mas especialmente no culto
público. Uma mulher devota deve se destacar pelo seu caráter, e não pelos seus
vestidos preciosos (1Pe 3.3-4). Note o leitor que, Paulo não está preocupado
com vestimenta ou jóias como tais, mas com a atitude da pessoa que as usa. A
sociedade greco-romana se caracterizava pela vestimenta extravagante que
usavam. Os apóstolos usavam a expressão original gregakatastole, que significa “traje”,
para referir-se ao comportamento geral do cristão, e não apenas a um estilo
único de se vestir. Paulo e Pedro, por exemplo, recomendam às mulheres,
especialmente, que usem a moda e não sejam usadas por ela, pois a maneira como
nos vestimos revela muito sobre o que pensamos de nós mesmos e como gostaríamos
de ser tratados. Portanto, as mulheres cristãs, devem, de certa forma, criar a
‘própria moda’, testemunhando o seu ‘bom senso cristão’, no original grego ‘kosmios, ‘decencia’. Paulo as
exorta a uma atitude marcadamente feminina, de bom gosto, sensibilidade e
simplicidade; em contraste com o conceito de moda propagado pelo sistema
mundial, e que sempre envolve luxo, exibicionismo, sensualidade apelativa e
falsidade.
2. Traje honesto, com pudor. É
sinônimo de decoroso, decente, com sobriedade, ou simplicidade. Um vestido
transparente não é honesto, pois embora esteja cobrindo o corpo, atrai a cobiça
dos homens, incentivando o pecado. Infelizmente, muitas mulheres estão errando
na hora de se vestir. A mulher pode e deve se vestir bem, ficar bonita, porém
com pudor, de modo a agradar a Deus.
Comentário
É necessário existir pudor. Principalmente hoje vivendo numa cultura que
cultua o corpo, incentiva as mulheres e homens a fazerem dos seus próprios
corpos objeto de cobiça e que se sintam bem expondo sua sexualidade.
Infelizmente, muitos que já entregaram suas vidas a Jesus, permanecem com
hábitos, talvez inconscientemente(prefiro crer assim), que maculam a imagem de
um homem e uma mulher de Deus. Vivemos em tempos tão imorais que falar sobre
pudor parece para alguns até retrogrado. Mas não é. Não é, porque seria o mesmo
que afirmar que a Palavra de Deus não vale para nós hoje. O texto acima citado
fala de vestir-se com pudor. A palavra pudor no grego é "aidos" que significa
vergonha em exibir o corpo; ausência de sensualidade; ausência de desejo de
atrair admiração para o corpo; pessoa não sensual. Por que devemos nos vestir
com pudor? Por que a Bíblia diz: "Fujam
da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo
os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo.Acaso não
sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês,
que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? Vocês foram
comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo."
(1Co.6.18-20). Precisamos glorificar a Deus com o nosso corpo e o que vestimos
tem tudo a ver com isso.
3. Traje com modéstia. Modéstia
significa "simplicidade, singeleza, despretensão". Além de se vestir
de maneira honesta e com pudor (recato), a mulher cristã precisa se vestir com
modéstia. Infelizmente, em algumas igrejas as irmãs acabam competindo umas com
as outras. Parece haver uma "disputa" para ver quem usa a roupa ou a
bolsa mais cara ou o sapato mais alto. Muitas se preocupam apenas com o
exterior. A elegância e a beleza de uma mulher devem vir de dentro para fora,
pois começa no caráter santo (1 Pe 3.3). A mulher pode e deve se vestir
bem, ficar bonita, porém com pudor, de modo a agradar a Deus.
Comentário
A moda atual é marcada pela sensualidade exagerada. Precisamos estar
atentos porque vestimenta é assunto de bom gosto e os servos de Deus precisam
ter esse bom gosto. Não precisamos andar na contramão do mundo, no que se
refere à moda, mas sim excluir das nossas opções o que é inadequado a um homem
e uma mulher de Deus da mesma forma que devemos agir em todas as outras áreas
da nossa vida. Paulo e Pedro, fazem uma ligação importante entre o coração e as
roupas. Algumas mulheres vão insistir em usar o tipo de roupas que elas querem,
dizendo que ninguém pode mostrar onde Deus especificamente proibiu mini-saias,
ou mini-blusas, ou biquinis, ou roupas muito justas. O problema nesses casos
não é a falta de alguma regra específica nas Escrituras, mas a ausência de uma
atitude certa no coração. Regras no vestuário não fazem a mulher modesta. Se o
coração estiver errado, a mulher não será mansa e modesta. Em vez de dar uma
lista de regras sobre vestimenta, Paulo apela à modéstia e bom senso das
mulheres. Uma mulher (ou homem!) cujo entendimento é baseado nos princípios das
Escrituras e cujo coração é dedicado a Deus, se vestirá decentemente. Ela não
vai procurar chamar atenção por meios carnais, pelo uso de roupas dispendiosas
ou que mostram o corpo. Muitas igrejas erram por inventar regras humanas sobre
roupas. Mas, muitas outras erram por recusar a estudar e ensinar,
cuidadosamente, o que Deus tem dito, para ajudar cada filho de Deus
pensar e se vestir de uma maneira que glorifica o nome dele. Que possamos nos
vestir para ele, começando com o próprio coração.
IV - A CONDUTA DAS MULHERES NA IGREJA
1. O silêncio no culto. "A mulher
aprenda em silêncio, com toda a sujeição" (1 Tm 2.11). Paulo também faz
uma recomendação semelhante a esta em 1 Coríntios 14.34,35. Qual seria o motivo
de tal restrição? Segundo o Comentário Bíblico Beacon, "na igreja coríntia
havia muitas mulheres recém convertidas do paganismo, e que a nova liberdade
que desfrutavam em Cristo levava a certas extravagâncias que eram
impróprias". É importante ressaltar que em outro texto de Coríntios, Paulo
mostra que as mulheres podiam profetizar nas igrejas: "Toda mulher que ora
ou profetiza com a cabeça descoberta [...] (1 Co 11.5).
Comentário
Conforme 1Co 11.5 indica, Paulo não proíbe toda a participação oral das
mulheres nos cultos. Antes, Paulo recomenda certo tipo de sil|êncio – um
silêncio que respeita o ensino com autoridade e o papel de governo atribuídpo
aos líderes da igreja (v 12).
2. As mulheres no Novo Testamento. Cristo,
em seu ministério terreno, teve a cooperação de diversas mulheres que atuavam
ao seu lado. Eram obreiras de grande valor: "[...] Maria, chamada
Madalena, da qual saíram sete demônios; e Joana, mulher de Cuza, procurador de
Herodes, e Suzana, e muitas outras que o serviam com suas fazendas" (Lc
8.1-3). Paulo muito valorizou o trabalho das mulheres, na igreja (Rm
16.1-15).
Comentário
As mulheres tiveram uma participação especial no ministério de Jesus. O
Mestre foi para as mulheres judias não somente o Salvador, mas aquEle que
resgatou a dignidade da condição social feminina. Nos dias de Jesus, os
rabinos se recusavam a ensinar as mulheres. Era atribuída a mulher uma condição
social inferior. Jesus não somente as ensinou, mas as teve como amigas (Marta e
Maria), as libertou dos poderes de demônios (Maria Madalena), como também as
evangelizou (a mulher samaritana). Jesus valorizou as mulheres como ninguém
jamais o fez e ainda concedeu a elas o privilégio de poderem contribuir
financeiramente para a expansão do Reino. "A participação das mulheres na
excursão missionária revela como era o ministério revolucionário de Jesus. Nos
seus dias os rabinhos se recusavam ensinar as mulheres e lhes atribuía um lugar
inferior. Por exemplo, só os homens tinham permissão de participar plenamente
nos cultos da sinagoga. Mas Jesus trata as mulheres como pessoas e lhes dá as
boas-vindas na comunhão. Elas têm acesso igual à graça e salvação, e muitas
mulheres se tornam suas seguidoras. Entre elas estão as mulheres com recursos
financeiros, que auxiliam Jesus dando de suas possessões para sustentar a Ele e
seus discípulos" (Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. Vol 1.
1.ed. Rio de Janeiro, CPAD, p.363).
3. A liderança do homem. Paulo
aborda a questão da liderança masculina, citando a ordem da criação. É
importante ressaltar que o próprio Paulo, ao escrever aos gálatas, ensina que
perante Cristo, para a salvação, homens e mulheres são iguais (Gl 3.28).
Por que Paulo se utiliza do exemplo de Adão e Eva?
Ele utiliza tal ilustração para mostrar o que estava acontecendo na igreja de
Éfeso. Assim como Eva foi seduzida e enganada pela serpente, as irmãs daquela
igreja estavam se deixando seduzir pelos ensinos dos falsos mestres.
Comentário
Primeiro foi formado Adão indica uma prioridade de responsabilidade. Deus
nomeou o homem como o chefe da família e a esposa não deve usurpar a autoridade
sobre ele em seu ofício. Contrariamente, o homem deve aceitar e desempenhar seu
papel, não como tirano, mas como servo sob designação de Deus e sujeito ao seu
santo e amoroso Espírito. Paulo apela mais uma vez para o relato da criação em
seu argumento de que Eva foi tentada primeiro; seu argumento parece injusto,
visto que tanto Adão quanto Eva pecaram. Mas o argumento de Paulo está correto:
Eva foi enganada pela serpente. O argumento de Paulo aqui, com sua ênfase sobre
quem foi enganado, provavelmente seja um reflexo do relativo sucesso que os
falsos mestres tiveram em Éfeso, desencaminhando mulheres (5.11-15; 2Tm 3.6-7).
Em outros lugares, Paulo não demonstra apreensão em lançar a culpa da queda
sobre Adão (Rm 5.12-19; 1Co 15.21,22).
CONCLUSÃO
Quanto à oração, os ensinos paulinos são válidos
para todos os crentes, em qualquer época e em qualquer lugar. Devemos fazer
súplicas, intercessões e ações de graças diante de Deus. No que concerne ao
comportamento cristão, Paulo deu um destaque incisivo quanto à postura das
mulheres, especialmente às irmãs de Éfeso, tendo em vista o contexto liberal e
lascivo da sociedade em que a igreja estava inserida.
Comentário
Motivação
para orar por nós mesmos não é, normalmente, um problema. As dificuldades de motivação
ocorrem, às vezes, enquanto oramos por outros. A oração, quando feita
apropriadamente, exige um esforço. Em Colossenses 4.12, foi dito que Epafras
"se esforça sobremaneira" pelos colossenses em suas orações. A oração
é um esforço. Ana servia noite e dia com jejuns e orações (Lucas 2.36-37). A fé
requer obediência e Jesus exige claramente que nós oremos por nós mesmos e
pelos outros. Ele nos diz para orar por aqueles que nos perseguem (Mateus
5:44). Ele insiste conosco para que oremos pedindo trabalhadores para as
colheitas (Mateus 9:38). Ele nos ensina a orar pelos amigos que enfrentam a
tentação (Lucas 22:32), bem como por nós mesmos para que não entremos em
tentação (Lucas 22:40). Através de Paulo, ele nos exorta a fazer
"súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os
homens, em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de
autoridade..." (1 Timóteo 2:1-2). Em vista destas instruções, a oração é
um dever, um mandamento a ser obedecido. Isto, por si só, é bastante motivação
para aquele que tem fé para obedecer. No que concerne ao modo de vestir-se das
mulheres cristãs, as recomendações paulinas são atualíssimas; nossa cultura
decadente, apoiada na sensualidade, se contrapõe à maneira bíblica de vestir-se
com modéstia e pudor, e não são poucos os homens que também erram neste
quesito! Cuidado para não errar, mesmo trajes característicos de cristãos podem
sim ser lascivos. NaquEle que me garante: "Pela graça sois salvos, por
meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus" (Ef 2.8)”,
Missionário Vicente Dudman
Profº / Teologia
Profº / Teologia
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